Correlação bitcoin com o ouro e as ações aumentando

Este ano, fatores como a pandemia global, a incerteza financeira e as eleições que se avizinham têm visto um aumento na correlação Bitcoin Revolution com o ouro e o mercado de ações.

O mercado forex é reconhecido como a entidade financeira mais volátil de seu tipo, e há vários fatores que contribuem para isso. Um dos mais prementes é a diversidade de fatores macroeconômicos que afetam os valores das moedas, incluindo a política monetária nacional e internacional.

Isto foi confirmado durante a pandemia do coronavírus, pois governos e bancos centrais adotaram medidas de estímulo e de flexibilização quantitativa como forma de limitar as taxas de juros e gerenciar a inflação.

O aumento dos gastos públicos também começou a ter impacto sobre os metais preciosos e ações, enquanto vimos também uma forte correlação entre o desempenho desses ativos e a Bitcoin. Vamos explorar isto no post abaixo enquanto perguntamos o que os investidores devem esperar do futuro.

A correlação do preço da Bitcoin com o ouro e as ações

Historicamente, a Bitcoin (que continua sendo a moeda criptográfica líder de mercado mundial com um limite total de mercado de aproximadamente US$ 193 bilhões) tem desfrutado de um relacionamento frouxo com outros ativos.

Entretanto, há sinais de que isso pode estar mudando à medida que o coronavírus continua a dominar os mercados financeiros, tendo a equipe de pesquisa da Tickmill destacado anteriormente uma correlação de 70% entre o Bitcoin e a queda do preço do ouro em várias ocasiões. Esta tendência coincidiu com o declínio das principais moedas e seu valor, e se tornou particularmente pronunciada ao longo de 2020.

Em julho, a correlação entre o Bitcoin e o ouro e as ações atingiu o auge mundial, destacando a crescente maturidade do ativo e sua taxa de adoção em diversos mercados. A mudança para uma correlação com as ações é mais recente, embora a Bitcoin tenha se movido em paralelo com o ouro nos últimos três meses, de acordo com os dados da Digital Asset Data.

„As descobertas tendem a sinalizar que a Bitcoin está começando a se comportar mais como uma reserva de valor e está potencialmente sendo usada como um ativo seguro durante a incerteza global nos mercados tradicionais“, diz Ryan Alfred da Digital Assets Data.

Uma visão a longo prazo do Bitcoin e do Gold mostra o quanto os mercados Bitcoin e Gold se tornaram estreitamente correlacionados.

Uma visão a longo prazo

A força da correlação bitcoin-gold continua a atingir novos máximos, o que sugere que uma mudança de tendência para o preço do bitcoin longe dos estoques começou.

De março a julho, o bitcoin foi estreitamente correlacionado com o S&P 500 e o mercado de ações dos EUA, subindo e descendo em paralelo com a pandemia que empurrou os preços para baixo e as intervenções governamentais empurraram as ações para cima. A correlação cada vez mais forte entre ouro e bitcoin demonstra o crescente status da Bitcoin como um ativo de refúgio seguro.

Com uma crescente consciência de que as atuais perspectivas macroeconômicas globais estão sendo mantidas pelas políticas de impressão de dinheiro do banco central, o ouro tem tido um bom desempenho como um hedge contra a inflação e o risco de uma pandemia induzida pelo colapso.

No mês passado, a MicroStrategy anunciou sua adoção do Bitcoin (BTC) como seu principal ativo de reserva. Em um comunicado à imprensa, a MicroStrategy disse que havia adquirido 21.454 BTC por US$250 milhões.

Michael J. Saylor, o CEO da MicroStrategy declarou: „Este investimento reflete nossa crença de que a Bitcoin, como a moeda criptográfica mais amplamente adotada do mundo, é uma reserva de valor confiável e um ativo de investimento atraente com mais potencial de valorização a longo prazo do que a detenção de dinheiro“.

O Grayscale Investment, um dos principais gestores de ativos de moedas criptográficas, também aumentou sua posição na Bitcoin em 17.100 BTC no final de setembro. Medida que outros investidores chegarem a conclusões semelhantes, a narrativa de que o Bitcoin é ouro digital para o mundo digital provavelmente se fortalecerá ainda mais.

Entretanto, o acima exposto só é verdadeiro no contexto de um horizonte temporal de longo prazo, de vários anos. No curto prazo imediato, todos os mercados enfrentam ventos de proa significativos com a atual turbulência pandêmica e a eleição nos EUA os possíveis tropeços que devem ser atravessados em seguida.